TESOUROS (QUASE) OCULTOS GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA






Miriam de Sales
Salvador possui uma bela casa onde se festeja o saber e se cultua o conhecimento. Pouco conhecida pelo público que  só a admira por fora,o Gabinete Português de Leitura,chama atenção na Praça da Piedade,onde se situa,pelo estilo neomanuelino ,uma edificação de três frentes,engalanada por duas estátuas representando Cabral e Camões.  Sua beleza austera faz parar os transeuntes e sempre desperta um OH! De admiração. O arquiteto Alberto Borelli  não economizou no Brasil e dois murais representando “O Adamastor”  e Camões salvando “Os Lusíadas”.

Dedicado  á cultura lusófona, esta instituição literária e cultural. também conta com uma acolhedora biblioteca,cheia de livros e objetos raros,aberta ao público,e com o   Centro de Estudos Portugueses – Casa Fernando Pessoa.No auditório Agostinho Silva,realiza-se palestras e cursos como agora,onde foi criada a Leitura Pública,trazendo os mais importantes autores baianos para ler trechos de suas obras –poesia e prosa – para leitores ávidos de conhecimento.

Já passaram por lá, sempre a 2ª quarta – feira do mês. Nomes como o romancista Hélio Pólvora, o poeta feirense Vladimir Queiroz e.
na próxima quarta-feira de Abril, exatamente ás 17 h, será a vez da escritora e memorialista baiana Miriam Sales.


Biblioteca





Obras  raras


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".