CARTA AO PRESIDENTE E MEMÓRIAS DO INFERNO BRASILEIRO NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO


Nesta quarta-feira, dia 09 de outubro, às 14h40, será lançado na 9ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, os livros “Carta ao Presidente - Brasileiros em busca da cidadania” (Editora Òmnira), organizado pelo jornalista baiano Carlos Souza Yeshua e “Memórias do Inferno Brasileiro”, do escritor e jornalista Valdeck Almeida de Jesus. A sessão de autógrafos ocorrerá na Plataforma de Lançamentos da UBE, na Rua 02, com Av. F. A Bienal acontece entre os dias 04 a 13 de outubro de 2013, em Recife, com o tema “Literatura, Futebol e Identidades Nacionais”, no pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Pernambuco.

Carta ao Presidente é composto por 45 autores - entre eles o escritor cearense, radicado em Recife Cássio Cavalcante -, e tem como objetivo expressar questões sociais relacionadas com o cotidiano da sociedade brasileira. “O livro nasceu do desejo de dialogar com os governantes dos povos e com aqueles que legitimam seus cargos, mostrando que não basta votar, é necessário acompanhar os mandatos e cobrar dos políticos, a responsabilidade com a coisa pública e respeito ao cidadão”, explica Yeshua.

 “Memórias do Inferno Brasileiro” conta a história de vida de uma família nordestina que enfrentou a fome e a miséria absolutas por mais de vinte anos. Com mãe paralítica e pai doente, ambos analfabetos, os oito filhos pediram esmolas pelas ruas de Jequié-BA, conhecida como Cidade Sol, cataram brinquedos, roupas e restos nos lixões da cidade e foram salvos das drogas graças à providência Divina. A matriarca, Paula Almeida de Jesus, apesar de não saber ler nem escrever, sabia que a salvação dos herdeiros seria educação: colocou todos na escola. E ela não estava errada, pois nenhum dos filhos foi seduzido pelas drogas, saída fácil para quem não tem onde dormir nem o que comer...

Sensibilizado com a história desses vencedores, e reconhecendo-se em partes da saga dos Almeida, o ator Lázaro Ramos prefaciou o livro, cuja primeira edição (2005) teve toda a renda doada para as Obras Sociais Irmã Dulce. Já na quarta edição, “Memórias do Inferno Brasileiro” tem 20% doado para obras sociais.

Veja mais informações:



Recordando momentos de“Carta ao Presidente - Brasileiros em busca da cidadania” (Editora Òmnira), organizado pelo jornalista baiano Carlos Souza Yeshua e “Memórias do Inferno Brasileiro”, do escritor e jornalista Valdeck Almeida de Jesus. 



















Comentários