III ENEBI - ENCONTRO DE ESCRITORES BAIANOS INDEPENDENTES


HOMENAGEM A NELSON MANDELA
DIAS 10 E 11 DE OUTUBRO     

NA BIBLIOTECA THALES DE AZEVEDO
 

PROGRAMAÇÃO

10/10/2013 – Quinta-feira.

10:00h.  - Abertura (no Auditório – térreo).

Falas do presidente da Fundação Òmnira, escritor e editor Roberto Leal; da Diretora da Biblioteca Pública Thales de Azevedo, Conceição Andrade e do diretor do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon, João Vanderley de Moraes Filho. Apresentação do evento, informes, agradecimentos, apresentações e outras falas (duração de uma hora) com enfoque no homenageado Líder negro sul-africano Nelson Mandela.

11:00h. – Palestra (no Auditório – térreo).
“Hermenêutica e Poética: A experiência em tempos Pós Modernos”.
Palestrante: Professor Antonio Milton Almeida, mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA.

12:00h. – Intervalo literário (no Foyer – térreo):
Para visita a exposição de livros, intercâmbio cultural, troca de publicações, autógrafos e venda de livros, revistas e CDs poéticos.

14:30h. - Palestra (no Auditório – térreo).
“Mito e Identidade Nacional na Poética de Fernando Pessoa”
Palestrante: Professora Zilda Freitas da UESB - Universidade do Sudoeste da Bahia.

15:30h. – Recital poético (no Foyer e Biblioteca): com os poetas Douglas de Almeida, Tiago Gato Preto & Estrela, Marcos Peralta, Edgar Velame e Gilberto Teixeira.

16:30h. – Coffee Break (no Foyer – Entrada e Biblioteca): com Bate papo com escritores e editores. Uma hora para intercambiar projetos, trocar publicações, autografar, vender e expor, CDs, revistas e livros.



11/10/2013 – Sexta-feira.

09:00h. – Palestra (no Auditório- térreo).
“Concrecoisa”.
Com o jornalista César Rasec (ex-A Tarde), onde ele mostrará várias nuanças da poesia concreta, com sons e projeção de imagens.

10:00h. – Mesa redonda (no Auditório – térreo).
“Novas leituras, novos leitores: o papel da escola” com a professora da UESB Adriana Abreu, o professor Marcelo de Oliveira Souza, professor e jornalista Carlos Souza e o professor e agitador cultural Douglas de Almeida.

11: 00h.Ponto de Vista (no Auditório - térreo): Quadro de entrevista ao vivo, estreando com a Desembargadora Luislinda Valois, ao jornalista Roberto Leal para seu site “Revista Òmnira” onde falará dos últimos acontecimentos, de discriminação racial e do seu livro “Negros do Brasil”.

12:00h. – Intervalo literário (no Foyer – térreo):
Para visita a exposição de livros, intercâmbio cultural, troca de publicações, autógrafos e venda de livros, revistas e CDs poéticos.

14:30h. – Momento da Literatura Infantil.
Com o poeta Tiago Nascimento com seu livro “Zé O Gato Preto que dá Boa Sorte”, a escritora Iray Galrão com “Bia a nuvem que não queria chover. Com o lançamento do projeto Tabuleiro das Letrinhas Baianas que é um coletivo de autores de literatura infantil e infanto-juvenil. O grupo pretende dar visibilidade para o autor que desenvolve a maior parte do seu trabalho na Bahia. Objetiva também que o público poderá conhecer melhor a obra e linha editorial adotada por esses escritores. Os autores promovem o projeto. Cada um com o seu estilo, o seu modo de escrever e traduzir a poesia, a imaginação e a pureza da infância. O leitor é o convidado para provar dessas delícias e ficar por dentro das histórias que movimentam o mercado editorial baiano. Nesta celebração têm histórias para todos os gostos, apresentadas pelo próprio autor.
Autores que terão obras expostas: Antonio Cedraz, Cristina D’Ávila, Débora Knittel, Enéas Guerra, Fabiana Barros, Hugo Pinto Homem, Iray Galrão, Lucas Yuri, Nádia Nunes, Odívia Barros e Sandra Popoff.

18:30h. - Entrega do título de Personalidade de Importância Cultural ao educador e poeta Douglas de Almeida e o coquetel de posse da diretoria da União Baiana de Escritores UBESC, com pronunciamento do escritor João Bosco Soares e depoimentos dos escritores Araken Vaz Galvão (Valença) Alberto Peixoto (Feira de Santana) e José Walter (Brumado).

19:00h. – Lançamento da Revista Òmnira Nº 5 (Foyer – térreo). Que tem a participação de: Altair Ramos, Amélia Dalomba (São Tomé e Príncipe), Carlos Souza, Inussa Manuel Gomes e Manuel da Costa (Guiné Bissau), José Luiz Mendonça (Angola), Lélia Fernandes, Marcelo de Oliveira Souza, Xanana Gusmão (Timor Leste), João Bosco Soares, Maria LA Bonia e Teresinka Pereira (USA), Roberto Leal e Valdeck Almeida de Jesus, dentre tantos outros bons poetas e escritores participantes da publicação internacional. Lançamento do livro “Zé da Binha: O Dom Quixote do Sertão” do escritor João Camilo Hernandes e do livro “Coração Amargo em Flor” da poetisa Audelina Macieira, ambas as publicações da Editora Òmnira/BA.

19:30h.Encerramento: Confraternização com salgados & vinhos.


Outros participantes:
(Já confirmados)

Poetisa Audelina Macieira
Poeta Baco Figueiredo (Boquira)
Jornalista Cymar Gaivota
Secretária Delci Silva Leal
Poeta Edgar Velame
Escritora Edla Angelim
Escritor e advogado Osvaldo Novaes
Escritor João Camilo
Poetisa Malú Ferreira
Poetisa Maria Lucia Silva
Poeta Marcelo de Oliveira Souza
Poeta Paulo Baloba
Escritor e professor Ricardo Vidal (Valença)
Estagiário Roberto Leal Junior (da Fundação Òmnira)
Escritora Sandra Popoff
Jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus
Escritora Iray Galrão
Poeta Tiago Gato Preto
Poetisa Estrela
Escritora Varenka de Fátima
Poeta Luiz Menezes de Miranda
Escritora e poetisa Emérita Andrade Ramos





Comentários