MORGANA GAZEL LANÇA NOVO ROMANCE EM BELO HORIZONTE


A escritora baiana Morgana Gazel promove nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, às 19h, no Centro Cultural São Bernardo, dentro do projeto Escala Cultural BA-MG, em Belo Horizonte – MG, o lançamento do seu mais novo romance, Liberdade Negada. A obra tem o prefácio do escritor e doutor em literatura Carlos Ribeiro (Academia de Letras da Bahia), que compara o livro com um dos mais interessantes filmes contemporâneos, A vida secreta das palavras (2005),  da diretora espanhola Isabel Coixet. Ribeiro destaca que “pelo traçado da obra, pode-se acreditar que Morgana Gazel, percebe a palavra e o ato de narrar como instrumento para a cura emocional e espiritual”.

Em dezembro Liberdade Negada terá seu lançamento em Salvador, mas quem não quiser esperar este tempo todo para fazer sua leitura, poderá adquiri seu exemplar durante a Bienal do Livro da Bahia, que acontece entre os dias 8 a 17 de novembro, no Centro de Convenções, em Salvador.  

Depois do sucesso do livro Enseada do Segredo, que em 2011 foi selecionada pela Fundação Pedro Calmon, para participar do projeto Mais Cultura, que distribui livros de autores baianos nas bibliotecas públicas, agora Gazel presenteia os leitores com a segunda obra da trilogia, que se completará com “A Carta da Mãe”, romance que já iniciou a escrita.
Liberdade Negada (Cogito Editora) retrata a história de Sara, que aos onze anos, vive feliz com sua família, quando estoura o golpe militar de 1964. Aos dezessete anos, envolve-se com um militante da esquerda e comete um erro imperdoável aos olhos dos guardiões do regime, entre eles o seu pai, tenente-coronel do exército. Após alguns dias, percebe que, na escola, está sendo seguida por pessoas misteriosas. Às escondidas, a mãe e os tios enviam-na para outro país.

Passam-se quatro anos e meio. Sara volta ao Brasil e conhece Fred – protagonista do primeiro romance.  Numa ocasião em que conversam num bar, ela tem uma crise de choro ao ouvir pelo rádio a notícia do suicídio de um homem na prisão do DOPS. Fred incentiva-a a contar o motivo desta reação que lhe parece exagerada. Sara relata uma história em que se misturam um grande amor, conflitos familiares, violência e morte.

Morgana Gazel - Graduada em matemática e psicologia. Em 2004, começou a se dedicar à arte literária, exercitando-se com poesias e contos, mas logo se arriscou a escrever um romance, o Enseada do Segredo, publicado pela primeira vez em agosto de 2008, pela Scortecci Editora. A segunda edição foi publicada pela Paco Editorial e inda este ano a 3ª edição, sairá pela Cogito Editora.  Em 2012, Morgana foi contemplada com o Prêmio Literário - Literarte 2012, com o poema Mundo, na categoria Criatividade e Originalidade. Em 2013 recebeu menção honrosa no concurso CEPA-62 ANOS, com o poema Aletologia, 5º lugar. 

Até o momento, participa como autora de vinte e cinco antologias, com poesias ou contos.  Em 2012, atuou como palestrante numa mesa redonda no seminário da UBE, “O Poder de Transformação da Literatura” e num painel de igual título na Festa Literária de Jequié. Também proferiu palestras sobre este tema no SENAI.

Serviço:
O que: Lançamento do livro Liberdade Negada, de Morgana Gazel
Onde:  Rua Edna Quintel, 320 – São Bernardo, Belo Horizonte - MG

Quando: Dia 24 de outubro (quinta-feira), às 19h 
Entrada: Franca.






Comentários