MORGANA GAZEL LANÇOU HOJE ( 24 ) EM BH SEU MAIS NOVO LIVRO – LIBERDADE NEGADA





A psicologa e escritora Morgana Gazel lançou hoje, (24 )de outubro às 19h  no Espaço Cultural São Bernardo o romance pela Cogito Editora,  Liberdade Negada. O evento cultural contou com  uma performance teatral dos autores Carlos Conrado e Celeste Farias Dias e declamações de poesias pelo escritores presente.


Liberdade Negada. A obra tem o prefácio do escritor e doutor em literatura Carlos Ribeiro (Academia de Letras da Bahia), que compara o livro com um dos mais interessantes filmes contemporâneos, A vida secreta das palavras (2005),  da diretora espanhola Isabel Coixet. Ribeiro destaca que “pelo traçado da obra, pode-se acreditar que Morgana Gazel, percebe a palavra e o ato de narrar como instrumento para a cura emocional e espiritual”.


Liberdade Negada (Cogito Editora) retrata a história de Sara, que aos onze anos, vive feliz com sua família, quando estoura o golpe militar de 1964. Aos dezessete anos, envolve-se com um militante da esquerda e comete um erro imperdoável aos olhos dos guardiões do regime, entre eles o seu pai, tenente-coronel do exército. Após alguns dias, percebe que, na escola, está sendo seguida por pessoas misteriosas. Às escondidas, a mãe e os tios enviam-na para outro país.

Passam-se quatro anos e meio. Sara volta ao Brasil e conhece Fred – protagonista do primeiro romance.  Numa ocasião em que conversam num bar, ela tem uma crise de choro ao ouvir pelo rádio a notícia do suicídio de um homem na prisão do DOPS. Fred incentiva-a a contar o motivo desta reação que lhe parece exagerada. Sara relata uma história em que se misturam um grande amor, conflitos familiares, violência e morte.
  
Morgana Gazel - Graduada em matemática e psicologia. Em 2004, começou a se dedicar à arte literária, exercitando-se com poesias e contos, mas logo se arriscou a escrever um romance, o Enseada do Segredo, publicado pela primeira vez em agosto de 2008, pela Scortecci Editora. A segunda edição foi publicada pela Paco Editorial e inda este ano a 3ª edição, sairá pela Cogito Editora.  Em 2012, Morgana foi contemplada com o Prêmio Literário - Literarte 2012, com o poema Mundo, na categoria Criatividade e Originalidade. Em 2013 recebeu menção honrosa no concurso CEPA-62 ANOS, com o poema Aletologia, 5º lugar. 

Até o momento, participa como autora de vinte e cinco antologias, com poesias ou contos.  Em 2012, atuou como palestrante numa mesa redonda no seminário da UBE, “O Poder de Transformação da Literatura” e num painel de igual título na Festa Literária de Jequié. Também proferiu palestras sobre este tema no SENAI.

Serviço:
O que: Lançamento do livro Liberdade Negada, de Morgana Gazel
Onde:  Rua Edna Quintel, 320 – São Bernardo, Belo Horizonte - MG

Quando: Dia 24 de outubro (quinta-feira), às 19h 
Entrada: Franca.





Morgana Gazel 




Ivan de Almeida ( Cogito Editora)



Celeste Farias ( Personagem Zaraia /Ricardo Evangelista) Carlos Conrado ( personagem  Zé da Cabra)
















Sandra Stabile ( Alma Brasileira) 


Marco Lobo
Celeste Farias



Leandro Flores









Leide Maria Alves
Rosilene rodrigues









Fotografia:  Ivan de Almeida/ Carlos Conrado/ Cymar GaivotaVeja mais aqui:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.540483962702020.1073741831.516333088450441&type=1





Comentários

  1. Comentar um belíssimo evento como esse, é para mim demasiadamente inconcebível. É claro que desde a organização até as apresentaçãos que vislumbraram todos os horizontes num mar de encantamento, e eu despretensiosamente não me fiz presente. Só eu e somente eu , tive a audacia de perder. Me resta então dar os parabens a Morgana, Cymar, Sandra, Celeste, Conrado, Leandro Flores, Ivan de Almeida o parceiro que com esmero está sempre a frente e a todos que participaram ativa ou indiretamente. Puro show!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".