CASTRO ALVES RECEBE HOMENAGEM DA CÂMARA DE VEREADORES DE SALVADOR/BA E DO PROJETO ALMA BRASILEIRA



Aconteceu nessa quinta-feira (14) às 15h Sessão Solene em Homenagem ao Nascimento do poeta Castro Alves, realizada pela Câmara de Vereadores (Plenário Cosme de Farias) à frente o vereador Odiosvaldo Vigas, com o tema: "Castro Alves 166 anos, abolicionista, atualidade do poeta nos seus 125 da abolição".

O palestrante e presidente do NEM (Negros em Movimento) Nilton Nascimento falou sobre a vida de Castro Alves e sua importância na literatura baiana.

Durante toda a programação alunos da Escola de belas Artes pintaram  um painel sobre o tema.
 












Após a Sessão solene no Plenário Cosme de Farias, o Projeto Alma Brasileira promoveu Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, que fica ao lado do Elevador Lacerda, recital de poesia, exposição de livros, palestras e homenagem a escritores que se destacaram em 2012.

Registramos as presenças dos escritores e poetas que foram homenageados: Poeta destaque 2012, Pareta Calderach e Rosana Paulo, Certificado Escritor Destaque 2012 Lucymar Soares e Ivan Almeida. Além do cineasta Carlos Pronzato que palestrou sobre o “Navio Negreiro” e a escritora Miriam de Sales Oliveira com o tema: “Os Amores de Castro Alves - Poema Laços de Fita”.

A escritora e presidente do Projeto Alma Brasileira Sandra Stabille, lançou o livro “Um Anjo que Veio do Céu” – Categoria Infantil.

Em exposição e venda os livros: A Barata Voadora, A Menina que queria ser uma artista completa, do pequeno escritor Lucas Yuri e o livro NAS ASAS DA GAIVOTA de Lucymar Soares (Cymar Gaivota).

Foi aberto o espaço para os poetas que adentraram a noite declamando verso de Castro Alves, poesias de suas próprias autorias e outros.

Vários poetas estiveram presentes, Audelina Macieira, Josué Ramiro, Jayme Poeta Everton Lima, André, Rafael Pugas, Edgar Velame que por sinal deu um show no Plenário Cosme de Farias arrancando aplausos demorados de todos que se colocaram de pé para aplaudi-lo.

Registramos a presença de Doralice Cerqueira, Leila Queiroz,  Micheli Cerqueira, Lena Filha, Sueli Lopo , a professora Saionara e esposo, e o vereador Odiosvaldo Vigas responsável pela realização do evento.
















 
















 





































Fotografia: Lucymar Soares/Lena Filha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".