A LIVRARIA LDM E RENATO LUIS BANDEIRA - CONVIDAM PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO - DICIONÁRIO BIOGRÁFICO CANGACEIROS & JAGUNÇOS





Centenas de livros já foram escritos sobra a saga do cangaço no Nordeste brasileiro. É por isso que o escritor Renato Luis Bandeira, concebeu uma obra inédita que aborda tão somente o resumo biográfico de cangaceiros, cangaceiras, jagunços e canos de guerra, alem da inserção de dezenas de fotos que enriquecem o trabalho , sendo doravante, fonte permanente para pesquisa do fenômeno cangaceirismo no Brasil. 


A história é uma grande colcha de retalhos. É feita de pedacinhos. Emaranhado dos fatos se unem e ganham veracidade quando são compartilhados por pesquisadores que vão buscar na oralidade, a base dos acontecimentos, sobretudo, com aqueles que foram protagonistas.

Assim o registro histórico serve de conhecimento para as gerações futuras, graças a obstinação de alguns escritores que se tornam verdadeiros guardiões dos fragmentos identificados, como as peculiaridades de um arraial ou de uma comunidade, que preserva sua história, seus costumes e tradições.

O livro Dicionário Biográfico Cangaceiros e Jagunços é obra para ser consultada e apreciada. É resultado de pesquisa centrada em longa e difícil observação, com levantamento de milhares de informações, confrontação e análise criteriosa sobre o tema, em parâmetros precisos de fatos e lugares com nomes de cangaceiros que percorreram o nordeste brasileiro.


O autor:
O jornalista e escritor Renato Luís Sapucaia Bandeira nasceu em Salvador, 06/09/1950. Descendente das tradicionais famílias Bandeira, da Bahia, e dos Albuquerque Cavalcanti de Paulistana – Piauí. 
Escritor e jornalista com registro profissional DRT nº 2083.Fundador da Revista Municípios da Bahia e dos jornais Correio da Chapada e Correio do Rio Vermelho.Doutor em Arqueologia H.C.pela Academia Antero de Quental (São Paulo 1984), sócio efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (1985), membro titular efetivo da Academia Tambauense de Filosofia, Ciências e Letras (São Paulo 1990). Foi diretor da SBAE – Sociedade Baiana de Espeleologia (Bahia 1997),membro titular do Conselho Gestor da ARIE Nascente do Rio de Contas, e do Conselho Gestor da APA Serra do Barbado (Bahia 2006),atual presidente da Academia da ALACD – Academia de Letras e Artes da Chapada Diamantina, desde março de 2002; Ex-secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Jussiape, BA, de 1999 a 2001. Participação em programas de televisão: Globo Ecologia, Esporte Radical e diversas entrevistas em rádios e TVs, além de palestras em diversos municípios do Estado da Bahia.

O que : A Livraria LDM e Renato Luis Bandeira  - convidam para o lançamento do livro - Dicionário Biográfico  CANGACEIROS   & JAGUNÇOS
Autor: Renato Luis Bandeira
Quando: Terça-feira, 15 de abril,
Horário: das 18 às 21hs,
Local:  LDM do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha.
(Praça castro Alves, s/n – Centro)
Outras informações:

Comentários