IV ENEB - ENCONTRO DE ESCRITORES BAIANOS HOMENAGEM A WAGNER AMÉRICO O “POETA DAS FLORES”

    



                              IV ENEB - Encontro de Escritores Baianos
                   Homenagem a Wagner Américo o “Poeta das Flores”
           DIAS 24 e 25, 26 de abril –    Na Biblioteca Pública do Estado



PROGRAMAÇÃO

24/04/2014 – Quinta-feira.

10:00h. – Abertura (no Auditório – 3º andar).
Falas do presidente da União Baiana de Escritores, escritor e editor Roberto Leal; da vice-prefeita Célia Sacramento; da diretora da Biblioteca Pública do Estado, Ivana Lins; do diretor do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon, João Vanderley de Moraes Filho e do Presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro. Apresentação do evento, informes, agradecimentos, apresentações e outras falas (duração de uma hora e meia) com enfoque no homenageado poeta Wagner Américo.

11:30h. – Palestra (no Auditório – 3º andar).
“A Quarta margem: nos subterranêos da poesia”.
Palestrante: Professor Antonio Milton Almeida, mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA.

12:30h. – Intervalo literário (no Foyer – térreo).
Exposição de livros, intercâmbio cultural, troca de publicações, autógrafos, venda de livros, revistas, postais e CD’s poéticos.


14:30h. – Mesa Redonda (no Auditório – 3º andar).
“ Literatura contermporânea no momento atual da produção”.
Com os jornalistas e escritores Mariana Paiva,  Roberto Leal,  Valdeck Almeida e a escritora Sayuri Suto.

17:00h. – Sarau da UBESC em homenagem ao “Poeta das Flores” Wagner Américo (no Espaço Quadrilátero): com os poetas Audelina Macieira, Luiz Menezes de Miranda, com Josue Ramiro, Douglas de Almeida, Tiago Gato Preto, Jorge Carrano  e muitos outros.  


25/04/2014 – Sexta-feira.

09:00h. – Oficina de Cordel (no Auditório- térreo)..
Com o escritor, poeta cordelista José Walter, onde ele mostrará várias nuanças da poesia sertaneja, com sons e metricas.  A arte de fazer cordel – Uma abordagem didática em versos de cordel.


10:30h. – Palestra (no Auditório – 3º andar).
“A poética africana na Poesia  de Agostinho Neto”.
Com o deputado e escritor angolano John Bella, com mediação do poeta carioca Éle Semog do Grupo Quilomhboje Literatura de São Paulo.
Obs.: (Foto: John Bella).

12:00h. – Intervalo literário (no Foyer – térreo).
Para visita a exposição de livros, intercâmbio cultural, troca de publicações, autógrafos e venda de livros, revistas e CDs poéticos.

14:30h. – Momento da Literatura Infantil (no Foyer – térreo).
Com a escritora Iray Galrão com o seu livro “Bia a nuvem que não queria chover”. Os escritores mirins Lucas Yuri e Ítalo Silva com o projeto Tabuleiro das Letrinhas Baianas, com contação de história, leituras de textos de escritores e bate papo, com a participação de Antonio Cedraz, Sandra Popoff dentre outros.

17:30h. – Ponto de Vista (no Auditório – 3º andar).
Quadro de entrevista. Esse ano recebendo o Pastor Manassés, fundador das Instituições Manassés, responsável pelo grande trabalho social que é tirar o viciado das ruas e do mundo das drogas, ao jornalista Roberto Leal para seu site “Revista Òmnira” onde falará dos metódos, acontecimentos, da cura e da terapia, como também do seu primeiro livro no prelo, título provisório: “Uma Longa Caminhada”. Obs.: (Foto: Roberto Leal e Manassés).

18:30h. - Entrega do título de Personalidade de Importância Cultural ao “Poeta das Flores”  Wagner Américo com pronunciamento do educador e poeta Douglas de Almeida, depoimentos dos outros homenageados com o mesmo título escritores Alberto Peixoto (Feira de Santana/BA), o jornalista e agitador cultural Clarindo Silva, professor Germano Machado e o radialista Noel Tavares.
Obs.: (Foto: Poeta Wagner Américo)

19:00h. – Lançamento da Revista Òmnira Nº 7 (Espaço Quadrilatero – térreo).
Que tem a participação de: Alberto Peixoto, Carlos Souza Yeshua, Cosme Custódio, Germano Machado, Faustino Nguange Simão e Rosa Fernandes Gaspar Adão (Angola), Hirondina Joshua  e Tsemba Archeiro (Moçambique), José Salvador Almeida Costa (Portugal), Geraldo José Sant’Anna (SP), José Walter (Brumado/BA), Malu Ferreira, Márcio Mello (Jacobina/BA), Roberto Leal, Ruth Pessanha Viana (RJ) e Valdeck Almeida de Jesus, Vera Passos e Zenir Izaguirre (São Jeronimo/RS) dentre tantos outros bons poetas e escritores participantes da publicação internacional. Lançamento do livro/romance policial “Abaeté: o predestinado”  Ed. Ómnira/BA, do escritor cearense, radicado na Bahia, Edival Rosas, com também o lançamento do livro “ A Rainha Njinga” do deputado e escritor angolano John Bella, um romance histórico que traz referências históricas do Brasil. E ainda a coletânea de contos  Os Dribles do Acaso de Alfredo Gonçalves de Lima Neto, uma obra com dez contos, tendo registro de episódios ocorridos na cidade de Salvador - Bahia nas décadas de 60 e 70. Obs.:(Capa da Revista/Zenir Izaguirre)

20:00h. – Pocket Show com os garotos da Banda Ohana Crew (MC Torres e LE4L e DJ INC) a juventude vive o hip-hop.


26/04/2014 – Sábado.

10:00 h. Papo de Escritor ( no Quadrilatéro - térreo).
Com o escritor angolano John Bellla com a mediação do jornalista e editor Roberto Leal. O escritor falará das suas obras literárias, da cultura do seu povo e da sua trajetória no seu país.

11:00 h. – Lançamento da coletânea “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus - 2013”.  Resultado de concurso internacional que selecionou 188 escritores para participarem da publicação. Dentre os poetas estão 33 baianos, além de portugueses, americanos, moçambicanos, angolanos e autores do Japão, Suíça, Romênia, Itália e Sérvia. A escritora costa riquenha Shirley Campbell Barr é convidada especial da edição.
Obs.: Capa do livo de Valdeck)

12:00 h.  Encerramento: Confraternização.


Outros participantes:

Escritora e biografa Cristina Ramos
Poeta Josue Ramiro
Poetisa Audelina Macieira
Jornalista Cymar Gaivota
Secretária Delci Silva Leal
Poetisa Malú Ferreira
Escritora Iray Galrão
Escritora Varenka de Fátima
Poeta Luiz Menezes de Miranda
Escritora e poetisa Emérita Andrade Ramos
Escritora e atriz Maria Prado de Oliveira
Escritor João Camilo Hernandes
Escritor Manoel Porto Lima
Escritora Palmira Heine
Escritor Jorge Galdino de Santana (Alagoinhas/BA)
Vice-presidente da UBESC  Rudival Rodrigues
Escritora Soraia Mascarenhas

Fonte: ASCOM/UBESC
Ilustração: Edmundo Simas
Curadoria: Roberto Leal
Coordenação: Carlos Souza Yeshua











Comentários