LEITURA PÚBLICA DE LIVROS: GERMANO MACHADO



O escritor Germano Machado é o convidado da quarta Leitura Pública de Livros promovida pelo Gabinete Português de Leitura, dia 9 de abril, às 17h, com a apresentação da obra “Tempo decorrido e outros tempos” (Editora CEPA). Em sua quinta edição, a publicação faz um resumo dos momentos vividos pelo escritor durante os 60 anos de fundação do Círculo de Estudo Pensamento e Ação (Cepa). 

A instituição tem como objetivo estimular e desenvolver atividades culturais, sociais, recreativas, além de científicas, filosóficas, teológicas, de artes eruditas ou folclóricas.

Ao folhear as 120 páginas do livro, o leitor poderá conferir uma análise sobre a vida do autor e como se desenrolou pensamentos e atividades, além de artigos e imagens de amigos e autoridades públicas, todos ligados a trajetória do CEPA.

Outra passagem importante é uma entrevista com Maria das Graças dos Santos, então Presidente do Círculo, abordando temas como religião, filosofia, política e vida pública. Nas linhas conclusivas outra entrevista, desta vez tendo o autor como entrevistado, onde fala do sistema político-militar no período de 1964-68.

Durante a leitura, o professor Machado vai aproveitar para ler trechos de “Da Filosofia e do Filosofar – o sentido do viver humano” (CEPA,2011), cujo texto analisa a Filosofia Grega, posteriormente Medieval, da Idade Moderna, e a Filosofia nos séculos XVIII, XIX e XX, além da Filosofia no Brasil e uma análise de Afrocentricidade.


Germano Dias Machado nasceu em Salvador, no dia 28 de maio de 1926. É escritor e jornalista, com formação na primeira turma de Jornalismo da Ufba. Fundador e presidente do CEPA, lecionou na Ufba, Ucsal e na Escola Técnica Federal da Bahia. Pertence às Academias de Letras e Artes “Mater Salvatoris”, de Letras e Artes de Salvador, além da Academia Baiana de Educação. Integra o Grupo de Ação Cultural da Bahia e a União Brasileira de Escritores – UBE. Dentre os livros já publicados estão Os Dois Brasis; A Verdadeira Revolução; Homens e Estruturas; Cinco Solitários; Igreja Humana e Divina; Brasil e Índia – Oriente e Ocidente entrelaçados; A Longo Prazo; Cosmovisão e Cosmovidência de Rui Barbosa; Tempo Decorrido: Natal Permanente (1986); Da Física da Matéria à Metafísica do Espírito.

SERVIÇO

O que: Leitura Pública de Livros com Germano Machado  
Onde: Gabinete Português de Leitura
Quando: 09 de abril
Horário: Às 17h




Comentários

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".