CARLOS SOUZA CONVIDA - A ARTE DE ESCREVER É TEMA DE SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA UBE







Evento ocorre neste sábado (18) e conta com a participação dos escritores Carlos Alberto Barreto, Felisbelo da Silva e Lycia Barros.


Quais são as habilidades necessárias para escrever um bom texto literário, capaz de seduzir o leitor e passar pelos crivos de um editor exigente? Estas são algumas das perguntas que os novos autores costumam fazer, quando pretendem seguir a carreira de escritor profissional, ou mesmo quando se deseja apenas publicar um livro sem muita pretensão na área das letras.

Para tratar desse assunto, a União Brasileira de Escritores-UBE/BA realizará neste sábado, dia 18 de maio, às 18h, na livraria Saraiva do Salvador Shopping – Espaço Castro Alves, o seminário A ARTE DE ESCREVER: LITERATURA,que terá como palestrantes, os escritores Carlos Alberto Barreto (coordenador do Movimento Cultural Artpoesia), Felisbelo da Silva (autor de 800 obras escritas, em todos os gêneros literários e candidato a Academia Brasileira de Letras) e Lycia Barros, escritora carioca que estará em Salvador no mesmo dia (18) para ministrar o curso “Como escrever ficção”.  Na ocasião, a autora autografará alguns dos seus livros, como Uma herança de amor e A Bandeja - Qual pecado te seduz?

O seminário é gratuito e tem o objetivo de apresentar experiências e técnicas de como escrever poesias, contos e romances; técnicas estas que servirão tanto para aspirantes a escritor, como também para aqueles que já escrevem, mas desejam adquiri novos métodos que possam facilitar a produção de textos mais atraentes e artísticos.

Schopenhauer em “A arte de escrever”, classifica três tipos de autores: os que escrevem sem pensar, a partir da memória, de recordações ou a partir de livros alheios; os que pensam para escrever, ou escrevem quando pensam. E o terceiro, indicado pelo filósofo alemão como o mais recomendado, que são os escritores que pensaram antes de se pôr a escrever. Ou seja, escrevem apenas porque pensaram. Estes sim seriam aqueles que realmente merecem serem lindos, pois produzem uma obra original. Estas são algumas das ideias que serão apresentadas durante o evento.

Palestrantes:


Carlos Alberto Barreto é baiano de Ituberá. Cursou Administração e Letras. É autor dos livros "Só... Reminiscências Poéticas", "Tratado de Nostalgia" e "Fogo-fátuo". Realiza frequentemente várias atividades culturais, na capital e no interior do Estado (Academia de Letras do Recôncavo, seção de Nazaré, da qual é membro-fundador). Atualmente é editor do Movimento Cultural Artpoesia, onde mantém uma revista periódica há mais de 12 anos.





Felisbelo da Silva é natural de Propriá - SE; advogado, escritor (prosador, pensador, poeta), com mais de oitocentas obras escritas, em todos os gêneros literários, com destaque para o jurídico. Compositor de todos os gêneros, sob pseudônimo de Belinho, autor de "Placa de Venda" (Disco de Ouro), em parceria com o cantor Marcelo Reis, com inúmeras gravações, com as principais gravadoras do País (em seus tempos áureos). Felisbelo é Radicado em Salvador - BA. 




A carioca Lycia Barros é autora dos livros A Bandeja, Entre a mente e o coração, Tortura cor-de-rosa, A garota do outro lado da rua e a trilogia Uma herança de amor. Cursou letras na UFRJ, com habilitação português/alemão, e fez curso de Marketing na UniverCidade, bem como vários cursos sobre o mercado editorial.





Além de ter vários romances publicados no Brasil, possui um canal no youtube chamado PAPO LITERÁRIO, onde dá dicas de escrita para novos autores. Também possui, desde 2011, um curso de escrita onde ministra técnicas de estruturação de enredo e dá orientações sobre o mercado editorial. Em 2012, inaugurou o selo editorial Ases da Literatura para publicar os livros de seus alunos.




O que: Seminário A ARTE DE ESCREVER: LITERATURA
Onde: Saraiva do Salvador Shopping - Avenida Tancredo Neves, s/n. Salvador – BA.
Quando: Dia 18 de maio de 2013 (sábado), às 18h.
Entrada: Gratuita
Informações: 71 8122-7231

Comentários