CORDEL - ANTONIO CARLOS BARRETO LANÇA COLETÂNEA



Big Brother Brasil, um programa imbecil e outros cordéis. Assim se chama o novo livro do poeta e cordelista baiano Antonio Carlos Barreto. O livro será lançado na próxima quinta-feira dia 16 de maio, às 18h, na Biblioteca Pública do Estado (Barris) e faz parte de uma parceria entre a Fundação Pedro Calmon/SecultBA, por meio da sua Diretoria de Livro e Leitura (DLL), com  a Editora Quarteto, responsável pela publicação.

Nesta nova obra Barreto, que já tem mais de 150 cordéis publicados, reúne uma série de textos, com enfoque para crítica social, tendo como carro chefe o que batiza a coletânea e aborda o reality show da Rede Globo. Ele critica a sociedade, a educação e fala ainda sobre o lugar da mulher na sociedade e também sobre política, tudo com bastante humor. O livro tem 94 páginas e custará  apenas R$ 10,00.

Sobre a importância de publicar um cordel, gênero literário popular geralmente produzido em folhetos, em meio à modernidade da mídia e internet, o escritor diz se satisfazer ao atrair leitores pelo diferencial da sua obra. “Produzir e publicar cordéis me dá a certeza de estar plantando minha semente na sociedade. Sou professor e utilizo os cordéis também para incentivar a crítica social e a leitura dos meus alunos. Assim também é com os leitores, de maneira agradável e bem humorada”, afirma.

Na ocasião do lançamento, o Grupo Tapuia fará uma apresentação com releituras de canções que retratam a cultura brasileira, perpassando por gêneros que vão da música tradicional a estilos como Coco, Baião e Xote. O Tapuia é formado por Luiza Meira (voz e percussão), Tatiana Sales (voz e sanfona), Alex Meira (voz e violão), Neri Góes (baixo) e Alessandro Mônaco (Percussão).

Serviço: O que: Lançamento do Livro – Big Brother Brasil, um programa imbecil e outros cordéis- de Antonio Carlos Barreto
Onde: Quadrilátero do Complexo Cultural dos Barris 
Quando: 16 de maio
Horário:  18h, Entrada franca

Fonte:










Comentários