DOCUMENTÁRIO SOBRE OS MULHERES NEGRAS VENCE FESTIVAL IN-EDIT BRASIL



Maurício Pereira e André Abujamra, Os Mulheres Negras
O vencedor da competição nacional do festival In-Edit Brasil, definido por júri popular, foi o documentário "Música É para Isso: Uma História dos Mulheres Negras", de Bel Bechara e Sandro Serpa.
O filme estuda a música dos Mulheres Negras, grupo formado por André Abujamra e Mauricio Pereira, que se definem como "a terceira menor big band do mundo".
Abujamra e Pereira, ambos brancos, se conheceram num curso de tambor africano. Mas seu estilo, registrado em dois álbuns --"Música e Ciência" (1988) e "Música Serve Pra Isso" (1990)--, era um caldeirão de ritmos tocado com guitarra (Abujamra), sax (Pereira) e samplers, sintetizadores e baterias eletrônicas (dos dois).
Com letras irreverentes e muito bom humor, o grupo fez sucesso em São Paulo entre as décadas de 1980 e 1990, e voltou à ativa em 2012 --já tendo feito inclusive show este ano.
Para celebrar a vitória do filme de Bechara e Serpa, "Música É para Isso" será exibido neste domingo (12), no MIS (Museu da Imagem e do Som, av. Europa, 158, Jardim Europa, tel.: 0/xx/11/2117-4777), às 18h, com entrada gratuita.

Comentários