POR QUE AS ABELHAS ESTÃO MORRENDO



Desde 2006, uma doença está dizimando abelhas nos Estados Unidos e Europa. As abelhas saem das colmeias para a polinização e simplesmente não retornam, morrendo longe de casa. Em pouco tempo, a colmeia entra em colapso. Esse fenômeno, batizado de Desordem do Colapso das Colmeias, preocupa produtores de mel. Estima-se que a população de abelhas caiu 40% nos Estados Unidos e 50% na Europa nos últimos 25 anos.

As causas desse colapso ainda não estão completamente explicadas pela ciência. Várias teorias foram formuladas, e ambientalistas culpam o uso indiscriminado de agrotóxicos. A situação é tão complicada que a União Europeia baniu, nesta semana, o uso de um tipo de pesticida pelos próximos dois anos.

Na última quinta-feira (2), o Departamento de Agricultura dos EUA publicou um relatório com os resultados de uma pesquisa conjunta envolvendo 175 pessoas, entre cientistas, apicultores, conservacionistas e representantes do governo e das empresas de agrotóxico. O estudo concluiu que pesticidas fazem parte do problema, mas que a morte das abelhas é resultado de uma mistura de vários fatores.

Veja aqui as as principais causas da morte das abelhas segundo o relatório americano:

Comentários

  1. Pq os "mel" estão morrendo, as doçuras da vida estão se acabando, cada dia mais e mais vejo pessoas mais impacientes, revoltadas, indignadas, onde vamos parar? Se os animais não estão mais suportando, imagina nós seres humanos... #FICA A DICA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".