BAIANO HOMENAGEIA OBRA DE FERNANDO PESSOA EM SARAU NO COMPLEXO CULTURAL DOS BARRIS

Arrebatado pela riqueza da obra de Fernando Pessoa, por quem nutre uma antiga paixão, o músico, escritor, compositor e cineasta baiano André Luiz Oliveira transformou seu amor em sons. E no próximo dia 13 (quinta-feira), às 15h, no Vão do Foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia/Complexo Cultural dos Barris, apresenta seu trabalho para o público soteropolitano.

Particularmente impressionado pela mística que envolve o livro Mensagem – única publicação em vida de Pessoa, ele mesmo –, Oliveira compôs músicas para 25 desses poemas e as registrou nos CDs "Mensagem 1", feito há duas décadas, e "Mensagem 2", que saiu, em 2004, em comemoração aos 70 anos da primeira edição do prestigiado volume.

Em 21 de Janeiro de 2008, o baiano relançou ambos os produtos na loja de discos Midialouca (Rio Vermelho), e lançou o DVD "Mensagem 2", que reúne imagens captadas durante as gravações do disco homônimo.

No ano de 2012 gravou Mensagem 3 (CD e DVD) no mesmo padrão dos anteriores, contendo os últimos 18 poemas. Com isso, todos os poemas do livro estarão musicados. O Mensagem 3 tem uma participação maior de intérpretes portugueses para compor o elenco ao lado dos brasileiros, ajudando a promover uma homenagem justa e definitiva na fraterna aliança poética e musical entre Brasil e Portugal.

Os CD e DVD Mensagem 3 contam com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Zélia Duncan, Zizi Possi, Fagner, Renato Teixeira, Mariella Santiago, Criolina, Rubi, Chullage e os fadistas portugueses Raquel Tavares, Antônio Zambujo, Carlos do Carmo.

Músico
André Luiz Oliveira nasceu em Salvador, Bahia, a 04 de fevereiro de 1948. Como CINEASTA realizou quatro longas-metragens: em 1969, o clássico “Meteorango Kid, o Herói Intergalático”; em 1974, “A Lenda de Ubirajara”; em 1994, “Louco por Cinema”, vencedor do 28o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; e em 2005, “Sagrado Segredo”. Escreveu e dirigiu nove curtas-metragens e dezenas de vídeos, comerciais e institucionais para televisão.
Como músico realizou cinco discos: “Mensagem”, “Mensagem 2”, “Mensagem 3”, “Ser Fã” e “África Brasil”. Atuou em vários shows, dirigiu espetáculos musicais e compôs trilhas sonoras para vídeos e filmes. Há dez anos dirige e atua no espetáculo musical Mensagem de Fernando Pessoa. Como reconhecimento pelo seu trabalho musical e divulgação da obra de Fernando Pessoa, André Luiz Oliveira recebeu do Estado português a comenda de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

SERVIÇO

O quê: Sarau em Homenagem ao Aniversário de Fernando Pessoa
Quando: Dia 13/06 (quinta-feira), às 15h
Onde: Vão do Foyer da Biblioteca - Complexo Cultural dos Barris
Quanto: Entrada gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".