CONSTRUÇÃO – TCA.NÚCLEO 2013 HOMENAGEIA LINA BO BARDI



O Teatro Castro Alves é um celeiro das artes, mas também da arquitetura na Bahia. Com o projeto inicial idealizado ainda na década de 1940, a sua inauguração, marcada para o ano de 1958, teve de ser adiada por conta de um incêndio que destruiu boa parte de sua estrutura. 

Durante o período em que esteve em reconstrução, a arquiteta italiana radicada no Brasil Lina Bo Bardi subverteu a lógica de ocupação do Teatro, fazendo das ruínas da sua Sala Principal o cenário da renomada Opera dos Três Tostões, de Martim Gonçalves, baseado na obra de Bertold Brecht. 

Lina também foi responsável pela transformação do Foyer do TCA no primeiro espaço do Museu de Arte Moderna da Bahia. O Edital do TCA.Núcleo “Em Construção” / Edição Especial 2013 – Uma Homenagem a Lina Bo Bardi é uma estratégia de ocupação do Novo TCA durante a primeira fase de sua construção. 

O concurso inscreve propostas de ocupação por parte de agrupamentos teatrais baianos, que devem projetar o uso dos espaços enquanto o Complexo passa por nova reforma, além de formas de realizar intercâmbio cultural com artistas de outros estados ou países, cuja interação deve originar um conjunto de ações para o público. A verba disponibilizada para o projeto selecionado será de R$ 300 mil.


Teatro Castro Alves ou via Correios
Até 26/6
Grátis
TCA/ FUNCEB/ SecultBA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".