CALOR TRANSFORMA TARTARUGAS MACHOS EM FÊMEAS



Elevação de temperatura pode levar espécie à extinção

Os machos não vão ter a menor chance em um mundo mais quente, casos eles sejam tartarugas pintadas (Chrysemys picta). Uma elevação de temperatura de cerca de 1Cº seria todo o necessário para que a espécie se tornasse 100% fêmea, e fadada à extinção.

Estas tartaturugas, encontradas em lagos e rios na América do Norte, são uma das muitas espécies de répteis cujo sexo é determinado pela temperatura. Ovos em ninhos quentes provavelmente trarão fêmeas, e aqueles em locais mais frios gerarão machos, embora ninguém saiba exatamente porquê.

Em anos recentes, muitos pesquisadores manifestaram preocupação que o aquecimento global poderia transformar o equilíbrio sexual destes répteis. Rory Telemeco e colegas da Universidade do Estado de Iowa desenvolveram um modelo matemático para prever se as tartarugas-pintadas seriam afetadas.
Durante mais de 25 anos, um colega de Telemeco, Fredric Janzen, documentou os tempos de chocagem e a proporção sexual de tartarugas filhotes em uma pequena ilha do rio Mississipi no condado Carroll, em Illinois. Ele descobriu que as fêmeas podem mudar os lugares de botar ovos em cerca de dez dias para assegurar que seus ovos se desenvolvam a temperaturas que produzam uma mistura equilibrada de machos e fêmeas.

“Nossos resultados mostram que as fêmeas não conseguirão proteger sua progênie das consequências negativas da mudança do clima apenas ajustando seus tempos de botar ovos,” escrevem os pesquisadores.

Como há projeções de uma elevação de temperaturas de 4 a 6Cº nos próximos 100 anos, os cientistas dizem que a extinção é uma possibilidade – mesmo que no geral as tartarugas-pintadas não sejam consideradas ainda uma espécie ameaçada.

As tartarugas poderiam encontrar meios de evitar um futuro onde todas seriam fêmeas, como escolher locais com mais sombra para pôr seus ovos ou desenvolverem ovos menos sensíveis ao calor, informa a Mother Nature Network. Mas, afirma Telemeco, a velocidade da mudança do clima torna difíceis tais adaptações.





Comentários