PAPA BENTO XVI VAI RENUNCIAR AO PONTIFICADO EM 28 DE FEVEREIRO


 

Ele fez o anúncio pessoalmente nesta segunda-feira (11) no Vaticano.
Pontífice disse que deixa o cargo por não ter mais forças para exercê-lo.


O Papa Bento XVI vai renunciar a seu pontificado em 28 de fevereiro.
Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais.
O discurso foi feito entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão), segundo o Vaticano. A Rádio Vaticana publicou o áudio.
O Vaticano afirmou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi.



Leia o discurso de renúncia do Papa Bento XVI


Caros irmãos,

Depois de ter examinado minha consciência diante de Deus, por várias vezes, cheguei à certeza de que minhas forças, em razão do avanço da minha idade, não estão mais aptas a exercer adequadamente o ministério de São Pedro.
Estou bem consciente de que esse ministério, além de sua essência espiritual, deve ser exercido não apenas pelas obras e pela palavra, mas também, e não menos, pelo sofrimento e pela oração.

No entanto, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande importância para a vida da fé, ...O vigor do corpo e do espírito também é necessário, vigor que, nesses últimos meses, diminuiu em mim de tal maneira que devo reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério que me foi confiado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".