GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA DE SALVADOR - I SEMINÁRIO DE LITERATURA PORTUGUESA


I Seminário de Literatura Portuguesa acontece nos dias 22 e 23 de agosto, com entrada gratuita. 

O Gabinete Português de Leitura de Salvador, através da Cátedra Fidelino de Figueiredo, promove entre os dias 22 e 23 de agosto o I Seminário de Literatura Portuguesa. 

O encontro, que vai reunir professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da literatura portuguesa, surge por meio de uma parceria com a Cátedra Padre Antônio Vieira (PUC-Rio) e pretende favorecer a conversa, a reflexão e a socialização de pesquisas. 

Trata-se de uma oportunidade para que todos compartilhem conhecimentos e questões relativas à literatura e a crítica. 

Na abertura do seminário, dia 22, às 14h, a doutora Isabel Pires de Lima, professora da Universidade do Porto, ex-ministra da Cultura em Portugal, fará conferência sobre o escritor Eça de Queiroz. 

O seminário conta ainda com as participações de Izabel Margato, dirigente da Cátedra Padre Antônio Vieira (PUC- Rio), e dos professores doutores Márcio Muniz e Sandro Ornellas (Ufba), Francisco Lima (UEFS), Állex Leilla (UEFS), Elisabeth Gonzaga de Lima (UNEB-PPGEL) e Tércia Costa Valverde (UNEB), que debaterão os temas “Eça de Queiroz e as artes visuais – ontem e hoje” e “De Trás-os-montes aos pampas urugaios: os homens e seus (indissociáveis) arredores”. 

Já no dia 23 serão realizadas três mesas, com os temas “A ironia e o grotesco como ferramentas de desconstrução social na obra de Lobo Antunes”, “Pretérito imperfeito: uma coreografia verbal do amor na contemporaneidade” e “Poesia e valor em O poeta de Pondichéry de Adília Lopes”. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo email: gplsalvador@gmail.com ou seminariocatedraf@gmail.com. Mais informações no tel. 71 3329 2733 e site www.gplsalvador.com.br 

Será fornecido certificado de participação. Confira o programa (provisório) Dia 22 de agosto, às 14h 13h30 – Inscrição e credenciamento 14h – Conferência de abertura “Eça de Queiroz e as artes visuais – ontem e hoje” (Drª Isabel Pires de Lima, da Universidade do Porto). 15h – Intervalo 15h20 – Mesa I: De Trás-os-montes aos pampas urugaios: os homens e seus (indissociáveis) arredores Drª Izabel Margato (PUC-Rio); Dr. Francisco Lima (UEFS). 16h30 – Debate Dia 23 de agosto, das 9h às 16h30 A ironia e o grotesco como ferramentas de desconstrução social na obra de Lobo Antunes (Márcio Muniz; Tércia Costa Valverde e Állex Leilla).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".