CARNAVAL DA BAHIA É TEMA DE LIVRO QUE SERÁ LANÇADO NO RED RIVER CAFÉ




Lançamento de 'História do Carnaval da Bahia - 130 Anos do Carnaval de Salvador' acontece nesta sexta (13)

Durante dois anos, a história do Carnaval da Bahia foi pesquisada pelo jornalista Nelson Varón Cadena, desde suas origens, que datam dos séculos XVI e XVII, até a contemporaneidade. O trabalho deu origem ao livro 'História do Carnaval da Bahia - 130 Anos do Carnaval de Salvador', que será lançado nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, no Red River Café. A sessão de autógrafos começa às 18h30 e se encerra às 21h.

Em 280 páginas, Cadena registra as origens do Carnaval da Bahia, com destaque para os primeiros bailes de máscaras e o surgimentos dos clubes carnavalescos, dos blocos de rua e dos afoxés. A obra traz também detalha como foi o a folia durante a invasão holandes e traz um relato do Padre Anchieta. Além de documentos e fotos inéditas, o pesquisador consultou mais de 80 coleções de jornais e revistas de acervos da capital baiana e do Rio de Janeiro.

Na segunda parte, publicação discute o surgimento e popularização do trio elétrico e o auge das escolas de samba, fazendo uma incursão pela estética e a discografia específica de Carnaval e narra o processo que resultou no Axé Music e no modelo atual do Carnaval das estrelas. Vale lembrar que, além de escritor, Nelson Varón Cadena também é curador da exposição 'Tempos de Carnaval', em cartaz no terceiro piso do Shopping Iguatemi. Saiba mais sobre a mostra na agenda do iBahia.