sábado, 15 de fevereiro de 2014

O QUE PODEMOS APRENDER COM “A MULHER MAIS FEIA DO MUNDO”



Se lhe perguntassem o que é a beleza, como a definiria? O que é que torna uma pessoa bonita, em que traços encontramos essa tão desejada beleza? Lizzie Velasquez tem 24 anos e nasceu no Texas, Estados Unidos, com uma condição rara: ela, coma o que comer, não consegue ganhar peso e nunca pesou mais de 29 quilos em toda a sua vida.

Que se saiba, apenas duas pessoas sofrem da doença em todo o mundo. Uma delas é conhecida como “a mulher mais feia do mundo”. Lizzie Velasquez, ela mesmo, é também cega do olho direito. Por tudo isso, desde sua infância, está acostumada a todo o tipo de insultos ou comentários depreciativos, tendo sido ‘aconselhada’ a suicidar-se depois de um vídeo com seu rosto (e o título “a mulher mais feia do mundo”) ter chegado à Internet.

Sabemos como, infelizmente, alguns adolescentes optam por essa solução, por não aguentarem a discriminação e maldade de que são alvos. Lizzie é diferente: decidiu que não seriam meninos sem nada na cabeça a definir o que ela é. E deu uma palestra, nas famosas conferências TED, absolutamente inspiradora e emocionante sobre suas próprias definições de beleza, felicidade e, sobretudo, sobre a forma como vê a sua condição.

O vídeo abaixo é inglês, mas as legendas podem ser ativadas em português. Vale a pena assistir:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".