O RETORNO DAS CARTAS - UM PROJETO IDEALIZADO POR LEANDRO FLORES


Depois de mais de um ano em sigilo, Leandro Flores e outros escritores lançam o Projeto de Cartas e Depoimentos. 

Em meio ao século XXI, com a tecnologia cada vez mais avançada e com tantas formas de se comunicar como SMS, MMS, WHATSAPP, CHAT, FACEBOOK, E-MAIL etc., um grupo de amigos (de vários cantos do Brasil) resolve voltar ao tempo e adotar uma prática que atualmente está um pouco antiquada: trocar correspondências via correios. 

Idealizado pelo jovem escritor e poeta Leandro Flores que manteve o projeto em sigilo para uma maior elaboração em termos de resultados, onde visa principalmente aproximar as pessoas através de cartas e depoimentos, compartilhando assim uma discreta troca de informações pessoais ou artísticas, com base na visão de mundo de cada uma delas.

Reunir os melhores textos e publicá-los em uma coletânea literária ao final de cada ano. “Precisávamos resgatar de alguma maneira um pouquinho dessa magia e assim, surgiu o projeto de Cartas e Depoimentos. Foi muito bom. Fizemos bons amigos, conhecemos pessoas para lá de especiais e nos deliciamos com histórias que nos fizeram acreditar realmente na arte e nos poetas.” Afirma Flores. Para o escritor, o simples fato de receber uma carta, depois de uma longa e angustiante espera, de rasgar o envelope, sentir o cheiro do papel e se deliciar com cada palavra, cada formato de uma letra qualquer, cada novidade, já é uma sensação indescritível. Durante um ano, os participantes desse projeto como Valdeck Almeida de Jesus, Carlos Conrado, Gisele Apolinário, Fabiana Buono, Celeste Farias, Letícia Calmon, Leandro Flores, Gisele Santos e Cymar Gaivota, mergulharam no universo das letras para registrar de maneira pessoal ou fictícia suas visões de mundo, fatos do cotidiano e opiniões durante o projeto. 

O resultado foi o livro “Tens Algo Para Mim?”, que será lançado em março deste ano, na Capital Mineira de Belo Horizonte. Que ainda tem prefácio da educadora e escritora Renata Rimet, capa do editor e jornalista Ivan de Almeida e revisão, organização e relações públicas de Celeste Farias, esta que vos escreve. Para mim, foi uma honra participar deste projeto audacioso, que está sendo selado com inusitáveis obras de grandes amigos escritores e correspondentes. O livro trás ainda personagens fictícios que estabelecem uma conexão entre o real e o imaginário, fazendo com que o leitor viaje por entre este múltiplo mundo, através dos bilhetes, cartas e depoimentos. E você, vai ficar de fora ou será um passageiro desta incessante viajem?


Ascom: Celeste Maria Farias de Souza Dias