quarta-feira, 6 de março de 2013

SALVADOR: CIDADE AFRICANA, POBREZA, REDES COMUNITÁRIAS, CULTURA, BAIANIDADE, CARNAVAL, CENTRO ANTIGO, VIOLÊNCIA URBANA



Prévias do lançamento do livro – “Salvador: Cidade Africana, Pobreza, Redes Comunitárias, Cultura, Baianidade, Carnaval, Centro Antigo, Violência Urbana”, organizado pelo sociólogo Antonio Mateus Soares 
e pelo literata Rogério Elegibô.





A terceira publicação da “Coleção Bizu Temático” terá como foco a cidade de Salvador, diferente dos outros lançamentos que aconteceram na Livraria Cultura - Shopping Salvador, o lançamento deste livro será no bairro do Rio Vermelho, no Teatro SESI, Salvador – BA, em meados do mês de abril.

Associado ao lançamento do livro terá um ciclo de palestras que debaterá a “SALVADOR QUE TEMOS, E A SALVADOR QUE QUEREMOS”. O livro é composto por seis artigos e trás um texto inédito do sociólogo (in memorian) Gey Espinheira, além de participações de intelectuais, jornalistas, artistas e políticos.

Em entrevista, Antonio Mateus manifesta que este livro avalia a cidade de Salvador em toda sua beleza e crueza, além de promover uma problematizarão em relação às disparidades de classes, os textos montam uma complexa análise sobre o racismo soteropolitano.

Além de dos organizadores, o livro apresenta textos do historiador Jean Marcel Oliveira de Souza; da arte educadora Nelma Cristina Barbosa; do sociólogo Rafael Aguiar Arantes e do historiador João Gualberto.

Em proposta de livro desdobrado ao livro Salvador, com título “Desigualdades: Centros Antigos, Exclusão Urbana, Redes Sociais Comunitárias, Segregação Socioespacial, Urbanização da Pobreza”, um livro que também questiona os conceitos de política e movimentos sociais, contaremos também com a participação dos autores Anna Carvalho, Elenilson Nascimento, Isabele Duplat, Patricia Smith, Bruno Carvalho entre outros profissionais, constituindo uma teia de análise interdisciplinar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".