OSCAR 2013: MAIS JOVEM E MAIS VELHA DA HISTÓRIA DA PREMIAÇÃO DISPUTAM ESTATUETA



O Oscar 2013 promete grandes emoções para o dia da cerimônica, no domingo (24). E uma coincidência marca o prêmio de melhor atriz. Isso porque Quvenzhané Wallis, nove anos, e Emmanuelle Riva, 85 anos, disputam a estatueta e podem ser a mais nova ou a mais velha atriz a ganhar um Oscar na história da premiação.




A pequena Quvenzhané (a pronuncia é Qua-ven-zhah-nay) tinha apenas 5 anos quando fez o teste para o filme 'Indomável Sonhadora'. E ela conseguiu o papel mentindo sobre sua idade, já que a produção abriu os testes para meninas entre 6 e 9 anos.

E no teste, ela passou na frente de outras 4 mil candidatas para dar vida à Hushpuppy, uma menina que vive nos pântanos de Louisiana com seu pai doente, Wink (Dwight Henry).

O próprio diretor do filme, Benh Zeitlin, rasgou elogios à menina e falou sobre seu carisma. "Estava muito claro...não se encontra meninas de 6 anos que tenham esse talento", contou. 

Na hora dos testes, a produção não desconfiou que ela tinha menos de seis anos e todos ficaram impressionados com a atuação daquela que viria a ser a protagonista de 'Indomável Sonhadora', que também está concorrendo à categoria de melhor filme.

A pessoa mais nova a ganhar o Oscar foi Tatum O'Neal, que tinha apenas 10 anos quando levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante em 1973.

Já Emmanuelle Riva é a protagonista de 'Amor', que também concorre ao melhor filme. Com 85 anos, ela pode ser a pessoa mais velha a levar uma estatueta do Oscar. Na premiação de 2012, o ator Christopher Plummer, 82 anos, ganhou o prêmio de ator coadjuvante pelo filme 'Toda Forma de Amor' e se transformou no mais velho a ganhar um Oscar.

A indicação do filme 'Amor' e da protagonista foi considerada uma surpresa para os especialistas do Oscar. Já que a Academia tradicionalmente prefere os jovens diante dos mais velhos, e o inglês entre os outros idiomas. Com diretor austríaco, Michael Haneke, 'Amor' é um filme de língua francesa. 

Emmanuelle ficou conhecida como um dos símbolos da Nouvelle Vague francesa, graças ao seu papel em 'Hiroshima Mon Amour', em 1959. Depois, nos anos 70, seguiu carreira no teatro na França. Já 'Indomável Sonhadora' é trabalho de estreia da pequena Quvenzhané.

As outras atrizes que disputam o prêmio são Naomi Watts, (O Impossível), Jessica Chastain (A Hora Mais Escura) e Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida). E as mais cotadas para a estatueta são Chastain e Lawrence.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, opine, colabore, construa. Faça parte desse "universo".