Os pais inconformados
com o tempo que os filhos gastam na frente do videogame terão agora que pensar
duas vezes antes de dar bronca.
Pode ser que os filhos,
enquanto jogam, estejam ajudando Leonardo a fugir do temido major Vidigal, ou,
tal qual João Romão, queiram construir um cortiço, ou mesmo tentem descobrir se
Capitu, afinal, era ou não fiel.
As situações citadas
fazem parte, respectivamente, das tramas de "Memórias de um Sargento de
Milícias" (1852), de Manuel Antônio de Almeida, "O Cortiço"
(1890), de Aluísio Azevedo, e "Dom Casmurro" (1899), de Machado de
Assis.
Três das principais
obras da literatura brasileira, elas foram transformadas em jogos on-line pelo
projeto "Livro e Game", que pode ser acessado pelo site de mesmo nome
(www.livroegame.com.br).
O projeto, financiado
pela Fundação Telefônica, foi criado pelo gestor cultural Celso Santiago.
"Queremos mostrar
que esses livros não são uma coisa chata que os alunos são obrigados a ler.
Eles estão vivos, podem transformar a vida do leitor", conta Santiago.
"Memórias de um
Sargento de Milícias", o mais leve e divertido dos três livros, foi o que
rendeu mais jogos. São dez etapas ao todo, que perpassam toda a história do
livro.
O jogador/leitor tem que
ajudar o malandro protagonista, por exemplo, a escapar da palmatória na escola
e a conquistar o amor de Luisinha.
Em "O Cortiço"
o desafio é equilibrar o orçamento para montar uma vila com materiais de
qualidade. Já "Dom Casmurro" traz quebra-cabeças e labirintos que
refletem a ambiguidade dos personagens.
Em todos há trechos dos
livros, textos que comentam as obras e as vidas dos autores.
Entre os dias 25/2 e
31/3, Santiago vai promover um curso voltado a professores, para estimulá-los a
usar o site nas salas de aula. As inscrições podem ser feitas pelo site.
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